Arte & Educação

A arte é uma importante ferramenta de aprendizado, no Retomando ela é uma aliada. O projeto acolhe homens em situação de vulnerabilidade a fim de ajudá-los a se reinserirem na sociedade através do desenvolvimento da autonomia e do autocuidado. Nele, o artesanato se faz a metáfora da reconstrução, como diz o coordenador Kleber Sobral “se conseguimos transformar uma madeira velha em algo belo, quem dirá o ser humano”.

Em uma atividade desenvolvida em vários módulos, quadros de personalidades históricas foram expostos. A partir da identificação, os participantes puderam, semanalmente, conhecer um pouco mais sobre a história de vida de cada uma delas e, assim, tomá-las como lição de luta, recuperação e resistência.

Em paralelo com cada ciclo, se fez arte. Em uma oficina de artesanato, pedaços de madeira, que certamente seriam descartados em lugares impróprios, foram reutilizados para a confecção de quadros com retratos dessas personalidades. São elas: Marielle Franco, Luís Gama, Nelson Mandela, Paulo Freire, Frida Khalo, entre outras.

Importante lembrar que essa atividade só foi proposta a partir do interesse dos próprios atendidos do projeto em saber quem eram estas pessoas. A ideia é que não pare por aí. Muito em breve as aulas contarão com o reforço do vídeo. Sim, filmes biográficos e documentários para ampliar ainda mais o conhecimento.

Além disso, faz parte do plano que os quadros produzidos nas oficinas sirvam como instrumento de renda extra. Assim que estivermos seguros e vacinados, os quadros serão levados para feiras de artesanato para serem comercializados, toda renda recebida será 100% convertida para os atendidos a fim de fortalecer a autonomia financeira e dar mais um passo a um novo rumo.

Ficou curioso para saber mais sobre essas personalidades?

Separamos algumas aqui para você:

Marielle Franco: Mulher, negra, mãe, filha, irmã, esposa e cria da favela da Maré. Socióloga com mestrado em Administração Pública. Foi eleita Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro, com 46.502 votos. Foi também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara. No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado ao carro onde estava. 13 Tiros atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes. Ativista social a luta de Marielle preservou a vida de milhares de jovens e mães periféricos vítimas da violência que assola o país.

Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder sul-africano que lutou contra o regime racista e segregacionista do apartheid, presente na África do Sul entre 1948 e a década de 1990, e se tornou referência mundial na busca por uma sociedade democrática e igualitária. Defensor de uma sociedade justa e democrática e lutou contra a opressão racial. Mandela passou 27 anos preso e, após a queda do regime, foi eleito presidente.

Paulo Freire nasceu em Recife, no ano de 1921, e faleceu na cidade de São Paulo, em 1997. Seu nome tornou-se notório tanto no âmbito nacional quanto internacional por suas pesquisas no campo da alfabetização. Defendia que a desigualdade entres as classes sociais acarretava na opressão das classes mais abastadas sobre as classes populares. Seus pensamentos fizeram com que Paulo Freire fosse visto como subversivo durante a Ditadura Militar e, como consequência, foi exilado e só pode voltar ao país após 16 anos.

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. Com uma vida marcada por paixões, dor, sofrimento e perseverança, foi professora da recém-fundada Escola Nacional de Pintura e Escultura, na cidade do México. Além disso, ficou conhecida por ser uma defensora do direito das mulheres, sendo considerada até os dias de hoje como um símbolos do feminismo.

Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Ele revolucionou esse campo ao abordar outros temas que até então não eram tratados pela geografia descritiva, tal como a importância e as influências do território para os seres humanos. Até hoje Milton Santos é considerado o maior geógrafo do Brasil sendo também conhecido e respeitado em diversos países do mundo.

Darcy Ribeiro foi educador, político, etnólogo, antropólogo e escritor brasileiro. Seus estudos foram essenciais para alavancar uma nova reforma educacional no Brasil. Na área da antropologia, aprofundou na análise das comunidades indígenas. O principal conceito difundido por ele foi o de identidade cultural. Seus estudos publicados em vasta produção bibliográfica são centrais para o entendimento da cultura indígena e da formação do povo brasileiro.

Assata Shakur é uma importante militante do movimento Negro, no qual atuou ativamente entre os anos 60 e início dos 70, tendo participado do Partido dos Panteras Negras e do Exército de Libertação Negra. Assata foi presa, acusada de matar um policial estadunidense e condenada a prisão perpétua, tendo passado por diversas prisões durante a década de 70, até conseguir fugir de uma prisão de Nova Jersey em 1979. Assata foi ligada a diversos grupos da luta negra, sendo os principais deles o Exército de Libertação Negra. A luta de Assata Shakur vive em nós e através de todas as negras e negros presos, mortos ou acusados injustamente pelos estados racistas em que vivem.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *