Lar de idosos

Sabedores de que envelhecer é um processo onde todos os direitos inerentes à pessoa humana deveriam ser atendidos, o que nem sempre é respeitado pela sociedade, resultando em inúmeros idosos em situação de exclusão e abandono.

Visando minimizar esses fatores, mantemos uma casa de atendimento integral ao idoso, onde a manutenção da qualidade de vida nos seus aspectos biológico, psicológico e social são preservados.

Idade
Acima de 60 anos.
Objetivo
Segundo pesquisas recentes até 2050, a população idosa deverá representar 22% da população mundial. Deste número, mais de 80% viverá em países em desenvolvimento. As transformações no Brasil já estão em curso, em 2010 pesquisas apontaram que nosso pais já possuía mais pessoas com mais de 65 anos do que crianças com até 4 anos. Esse novo perfil populacional pede ações integradas para garantir o envelhecimento ativo do idoso e fortalecer sua importância na sociedade. O Plano de trabalho ora apresentado baseia-se no conceito de “Envelhecimento Ativo” da organização Mundial de Saúde (OMS) fundamentado nos princípios de independência, participação, assistência, auto realização e dignidade.

E para a instituição que já atende, quarenta idosos no serviço de acolhimento institucional, promover o envelhecimento ativo significa, oferecer a oportunidades de conviver em sociedade, garantido os direitos a expressão de opinião, de se relacionar, o acesso a cultura e ao lazer e ter saúde física e mental. No município de Guarulhos em agosto de 2013 foi realizada a 8ª conferencia da Assistência Social, onde a questão da falta de equipamentos de serviços voltados ao idoso, em especial de proteção básica com foco na prevenção das situações de risco, esteve presente nas discussões e nesse sentido surgiram propostas de implementação desses serviços.

O Núcleo Batuíra, sensível a questão propõe a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social a implementação de um espaço voltado para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, em espaço próprio, na região de referencia do CRAS Cumbica, onde existe grande carência de serviços, e com isso dar as famílias cuidadoras de seus idosos a possibilidade de incluí-lo em um serviço de atenção e cuidados, onde o mesmo possa desenvolver com monitoramento de uma equipe multidisciplinar atividades que contribuam para o envelhecimento saudável.

Parceiros
• Fundo Municipal de Assistência Social