Oasis

O Projeto OASIS conta cinco casas de acolhimento cada uma com capacidade para acolher até 20 crianças/ adolescente, sob a medida proteção. As casas têm o seu funcionamento ininterrupto e asseguram os direitos básicos de moradia, alimentação, educação, saúde, acesso a atividades de esporte, lazer e cultura e conforme preconizado no Estatuto Da Criança e do Adolescente a medida é aplicada em caráter de excepcionalidade e provisória, até que seja viabilizado o retorno dos mesmos a convivência familiar.

Idade
Crianças de 0 a 18 anos.
Objetivo
No município de Guarulhos o desenvolvimento sócio econômico tem como marca a desigualdade, com um grande numero de famílias vivendo em situações de vulnerabilidade social, vitimizando principalmente crianças e adolescentes, que muitas vezes encontram-se na orfandade, abandonados, vitimas de maus tratos, exploração sexual e de trabalho infantil.

Para execução do serviço de acolhimento Institucional para crianças e adolescentes, a partir de 2012, a instituição realizou um trabalho de reordenação, com a adequação de imóveis próprios e a locação de mais dois, com isso foi possível à redistribuição de noventa e sete crianças/adolescentes atualmente, em cinco casas, distribuída em bairros do município. 

A instituição não vem medindo esforços na busca de prover as necessidades básicas dessas crianças e adolescentes acolhidos, com ações internas e o trabalho articulado junto à Vara da Infância e Juventude realizando com sucesso desacolhimentos com o retorno de crianças/adolescentes ao convívio familiar ou a inclusão em famílias substitutas.

Aos adolescentes que alcançam a maioridade, são ofertados cursos a fim de contribuir para o desenvolvimento da autonomia e a capacidade de auto sustento. Todo o trabalho realizado pela Instituição na execução do Projeto é reforçado pela articulação com a rede de serviços sócio assistencial

Diante de todo o trabalho realizado, trata-se de um Projeto que conta com a aprovação do poder judiciário na figura do Juiz de Direito da Vara da infância e Juventude, Secretaria de Assistência Social e Conselhos de Assistência Social e da Criança e do Adolescente, onde os relatórios avaliativos sempre apontaram a qualidade com que a instituição vem executando o serviço

Parceiros
• Fundo Municipal de Assistencia Social